sexta-feira, 3 de outubro de 2014

VIRADA ESPETACULAR DE TARSO GENRO , VENCE A ELEIÇÃO, NO 1° E 2°TURNO PARA O GOVERNO DO ESTADO DO RS.

Ibope: Tarso lidera com 35%, Ana Amélia aparece com 27% e Sartori avança para 20%

Em comparação com o levantamento anterior, candidata do PP caiu 10 pontos percentuais e governador subiu cinco

FONTE : CLICKRBS
03/10/2014 | 19h38
Ibope: Tarso lidera com 35%, Ana Amélia aparece com 27% e Sartori avança para 20% Montagem sobre fotos de Júlio Cordeiro e Adriana Franciosi / Agência RBS/
Foto: Montagem sobre fotos de Júlio Cordeiro e Adriana Franciosi / Agência RBS
Pesquisa Ibope para o governo do Estado divulgada nesta sexta-feira mostra queTarso Genro (PT) assumiu a liderança na disputa, enquanto as intenções de voto para Ana Amélia Lemos (PP) caíram. O governador aparece com 35% (cinco pontos percentuais a mais do que no levantamento realizado entre os dias 21 e 23 de setembro), e a candidata do PP recuou 10 pontos, passando de 37% a 27%.
Conforme o Ibope, José Ivo Sartori (PMDB) também cresceu: tem 20% das intenções — tinha 15% na pesquisa anterior. Roberto Robaina (PSOL) e Vieira da Cunha (PDT) aparecem com 2% cada, Estivalete (PRTB) tem 1% e Humberto Carvalho (PCB) não atingiu 1%. Brancos e nulos são 5%, e indecisos representam 8%.


Tarso Genro venceria a eleição nos  cenários de 2º turno
O Ibope simulou  cenários de segundo turno para o governo gaúcho. No primeiro, entre Ana Amélia e Tarso, o atual governador aparece à frente com 42% das intenções, contra 41% da senadora. Na comparação com a pesquisa anterior, a jornalista recuou seis pontos (tinha 47%), e o petista cresceu nove pontos (aparecia com 33%).
 Na simulação entre Sartori e Tarso, o governador se reelegeria com 43% contra 39% do peemedebista. Os índices colocam os candidatos em empate técnico, no limite da margem de erro.
Votos válidos confirmam 2º turno no Estado
Os resultados de votos válidos (quando são excluídos os brancos, nulos e indecisos — da mesma forma como é feito o cálculo pela Justiça Eleitoral) confirmam que os eleitores gaúchos terão de voltar às urnas em 26 de outubro para o segundo turno. Na proporção, Tarso aparece com 40%, Ana Amélia tem 31% e Sartori, 23%. Atrás na disputa estão Vieira com 3%, Robaina com 2% e Estivalete com 1%. Para um candidato se eleger no primeiro turno, ele precisa alcançar 50% dos votos válidos mais um.
A pesquisa foi contratada pelo Grupo RBS e realizada entre os dias 1º e 3 de outubro. Foram entrevistados 2002 eleitores, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que de cada cem levantamentos, 95 retratarem o atual momento, considerando a margem de erro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob protocolo nº RS-00024/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo nº BR-00983/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário