quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

BUROCRACIA VERSUS TRAGÉDIAS.

Burocracia, termo que tem sua origem na França, 'Bureau' (escritório) e que fundido com outro termo do grego Krátos (poder ou regras) , assim o termo bureaucratie,  foi transformado em burocracia e passou a designar e identificar tudo aquilo que podemos chamar de demora no serviço publico, pois as regras são tantas que podem dificultar e emperrar o crescimento de um país.

O Brasil é um país continental em seu tamanho, com climas variados e portanto sujeito a vários tipos de tragédias  naturais , como está que está acontecendo no Espirito Santo, pois as chuvas torrenciais tem deixado milhares de desabrigados, e dezenas de mortos, algo semelhante ocorrido em Santa Catarina e Rio de Janeiro recentemente.

O país todo se mobilizou para ajudar as vítimas , através de doações de alimentos. remédios , roupas etc, mas só isto não basta, pois os governos, municipal, estadual e federal devem disponibilizar recursos para recuperar as casas , ruas, sistema de água, esgotos, para os móveis perdido, fazer a prevenção para conter novas tragédias.

É neste momento que a burocracia entra em ação de forma negativa , pois as verbas publicas passam por muitos intermediários até chegar realmente nas vítimas, e quando chegam é tarde demais ou só a metade, e as vezes quase nada, pois a burocracia foi usada para desviar os recursos, para outros bolsos, particulares, deixando as vítimas a deriva , sem ajuda, e causando mais sofrimentos por suas perdas e humilhação na busca da reconstrução de suas casas.

Infelizmente parece que este filme voltará a se repetir no Espirito Santo, pois o governo vai liberar milhões de reais, para ajudar as vítimas desta tragédia, mas com certeza este recurso ficará pelo caminho,ou pela burocracia,ou no bolso políticos desonesto em conluio com empresários safados e corruptos,estes irão engordar suas contas, vendendo materiais de construções e outros recursos e objetos muitas vezes  superfaturados em licitações marcada por vícios burocráticos e corruptos... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário