quinta-feira, 22 de agosto de 2013

TRAGÉDIA DO ALUNO ENVENENADO NO BARÃO DO TRIUNFO DEIXA PAIS E PROFESSORES SOB ALERTA.

Crianças achavam que veneno era chocolate, afirma delegado

Caso seja comprovado que material é venenoso, pai que encontrou os frascos pode ser indiciado por homicídio culposo




Crianças achavam que veneno era chocolate, afirma delegado Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Delegado segura os potes com o veneno ingerido pelas criançasFoto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Fonte:zero Hora

Os colegas da criança de oito anos que morreu, possivelmente, envenenadaem Barão do Triunfo, na terça-feira, achavam que o que comiam era chocolate. Segundo o delegado Pedro Urdangarin, responsável pela investigação, o material encontrado tem cheiro de chocolate, o que pode ter despertado a curiosidade das crianças.
— Pelo que conseguimos apurar, parece que há mais frascos desse material que o pai de um dos meninos teria encontrado no chão perto da escola — afirma o delegado.
O estudante Leonardo Azambuja da Silva, oito anos, estava no segundo ano do Ensino Fundamental e teria consumido o veneno a caminho da escola. Conforme Urdangarin, as  crianças consumiam o material desde quando o pai do garoto que ofereceu as bolinhas para Leonardo achou os frascos na rua, no final de julho.
— O que salvou as crianças é que elas não ingeriam tudo de uma vez. Por isso, felizmente, não tivemos uma tragédia maior ainda — explica.
Há até cinco crianças que podem ter ingerido o possível veneno, todas estão sendo examinadas e acompanhadas. Segundo a secretária da Saúde de Barão do Triunfo, Madalena Raphaelli Schwuschow, tanto os alunos quanto as famílias e professores estão tendo acompanhamento psicológico. A escola está fechada pelo menos até segunda-feira.
A suspeita do delegado é que o material seja um veneno conhecido por "raticida chumbinho" que, se comprovado, é um material utilizado em agrotóxicos e proibido pela Anvisa desde o ano passado. Neste caso, o homem que encontrou os frascos pode ser indiciado por homicídio culposo.
A caminho da escola
Na manhã de terça-feira, Leonardo estava na van escolar com outros alunos a caminho da Escola Princesa Dona Leopoldina, na localidade de Cerro dos Abreus, no interior de Barão do Triunfo, quando ingeriu "uma balinha" oferecida por um colega, de nove anos. A suspeita, conforme o delegado, é que o que as crianças acreditavam ser um doce, seja, na verdade, veneno de rato.
Leonardo passou mal quando chegou na escola e foi levado ao posto de saúde local ainda pela manhã, sendo depois encaminhado ao Hospital Conceição, em Porto Alegre. O garoto não resistiu e morreu por volta das 15h30min, "de causa ignorada, dependente de exames complementares". O material foi encaminhado ao Departamento Médico Legal (DML), que deve apresentar o resultado em uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário