domingo, 4 de agosto de 2013

"SNOWDEN" UM DIVISOR DE ÁGUAS NA GEOPOLÍTICA MUNDIAL.



Parece que finalmente os EUA encontrou um adversário a sua altura no campo da espionagem e contra espionagem, e assim ressuscitam a velha guerra fria , que parecia adormecida e talvez considerada por alguns extinta.

O asilo político dado pela Rússia ao agente norte-americano Snowden , revela o que já se suspeitava a guerra fria não tinha acabado com a derrocada politica do socialismo na ex URSS, mas dado uma trégua para trazer um novo equilíbrio as relações internacionais, pois se achávamos que a hegemonia dos EUA seria eterna, agora soubemos que não.

A Rússia traz novas perspectivas para as relações "verticais" norte americana com a humanidade,  diz que a parte fraca não é assim tão fraca, e mais, que este big brother norte americano com nossas vidas tem que acabar, pois não podemos ficar a "mercê" de uma cultura paranoica feita a do Tio Sam que vê terrorista em todo lugar e todos os países.

Creio que o caso do agente  Snowden se tornará um divisor de águas, pois a soberânia das nações não podem ser tratadas como algo sem importância , ou em nome de uma paranoia descabida , infundada , sem provas e absurda. Este tipo de atitude só causa mais revoltas e um sentimento de anti norte americanismo , podendo levar sim ao radicalismo mais profundo e perigoso , pois toda ação tem uma reação duas vezes mais forte que a própria ação.

Enfim novos tempos estão por vir , uma nova guerra fria nos espera e espreita, a humanidade desta vez não estará dividida pelas ideologias políticas das nações , mas por sua segurança , sua liberdade de expressão, sua privacidade, o seu bem estar íntimo e a conduta de sua soberania e da soberania de seu povo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário