domingo, 4 de agosto de 2013

GRUPOS TERRORISTAS EM ATIVIDADES PELO MUNDO ALÉM DO EXERCITO NORTE-AMERICANO.

Alguns grupos de terroristas atuam em nosso planeta. Cada um deles trabalha com sua própria ideologia e tem células espalhadas por locais estratégicos em suas áreas de combate. Vamos conhecer os principais grupos terroristas e um pouco de sua história.




A Al-Qaeda é um grupo terrorista que foi liderado até maio de 2011 por Osama Bin Laden (morto pelo exército americano). O grupo ficou conhecido principalmente pelos atentados ocorridos nos EUA em 11 de setembro de 2001. Na ocasião quase 3 mil civis morreram em ataques com aviões comerciais ao World Trade Center e ao Pentágono. A Al-Qaeda também atacou embaixadas americanas na em países da África em 1998.







O ETA (Pátria Basca e Liberdade) é um grupo que luta pela formação do Estado Basco. Eles querem que a região, que fica entre a Espanha e a França, seja separada e forme uma nação livre. A organização foi fundada em 1959. Em 1980 uma série de atentados matou 118 pessoas. O grupo declarou em janeiro de 2011 que vai adotar um “cessar-fogo”. Mas mesmo assim as autoridades dos dois países estão atentas por que um grupo terrorista não merece confiança. Muito menos com relação a um comunicado de fim de combate.




Os White Powers (Supremacia Branca) é um grupo racista que defende o predomínio da etnia branca sobre outras etnias. Esse grupo atua nos EUA e na Alemanha. Nos EUA, a Supremacia Branca já fez vítimas pelo menos 87 pessoas em um atentando a um prédio público em Oklahoma. Os grupos ainda atacam rotineiramente com armas brancas, como facas e soco inglês.


As FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) é uma organização com ideologia comunista que utiliza táticas de guerrilhas em sua operação. O objetivo do grupo é implantar o socialismo na Colômbia. A organização seqüestrou pelo menos 6 mil pessoas nos últimos anos. Eles se instalam na Floresta Amazônica e são combatidos pelos governos colombiano e norte-americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário