quinta-feira, 30 de maio de 2013

"O GRANDE GATSBY" : CLÁSSICO DA LITERATURA MUNDIAL AGORA NAS TELONAS DO CINEMA.

10 motivos para assistir ao filme “O Grande Gatsby”


1 – Adaptação de um clássico

O filme é baseado no clássico “O Grande Gatsby”, escrito pelo célebre F. Scott Fitzgerald. A obra é centrada em um misterioso e excêntrico milionário americano dos anos 1920: Jay Gatsby. Ele é conhecido pela elite de Nova York por oferecer festas luxuosas em sua mansão. Apesar da popularidade, ninguém sabe de suas origens. Se você não leu o livro, mas está a fim de conhecer a história, pode começar pelo filme – que estreia no dia 7 de junho de 2013.


O livro de F. Scott Fitzgerald foi publicado em abril de 1925. A obra já ganhou várias adaptações cinematográficas e teatrais

2 – Carnaval de cores
Quem curte efeitos visuais, vai perder o fôlego em cada cena de “O Grande Gatsby”. A produção não economizou em computação gráfica. Cores explodem por todos os lados. Fogos de artifício, serpentinas, balões, flores, esculturas de jardim… Tudo é intenso, luxuoso e colorido. O verão de Nova York nunca foi tão vivo! Detalhe: o filme foi rodado em Sydney, na Austrália ;)


Toda a elite de Nova York se diverte nas festas promovidas por Jay Gatsby

3 – Roteiro histórico
É claro que o filme é uma ficção. Mas, se você for esperto, pode conseguir aprender bastante sobre os Estados Unidos dos anos 1920. “O Grande Gatsby”
toca em assuntos importantes da época, como o racismo, a Primeira Guerra Mundial, o American Way of Life, a Lei Seca, e a controversa relação entre
máfia e política.


A elite de Nova York nem sempre preza pela moral e os bons costumes

4 – Boa atuação de Leonardo DiCaprio
Existe tarefa mais ingrata do que dar um rosto “oficial” a um dos personagens  mais famosos de todos os tempos? Muita gente não curtiu a escolha de Leonardo DiCaprio para o papel de Gatsby. Mas apesar do receio dos fãs, DiCaprio conseguiu demonstrar a essência do personagem em cada cena do longa. O Gatsby do filme é tão romântico, otimista e misterioso quanto o do livro.
Vale lembrar que o ator tem 38 anos de idade e o personagem tem apenas 32. As rugas “a mais” foram captadas pelas câmeras de alta definição, mas a boa atuação de DiCaprio suprimiu essa pequena falha de verossimilhança.


Leonardo DiCaprio foi escolhido pelo diretor do filme, Baz Luhrmann, para interpretar Jay Gatsby

5 – O retorno de Tobey Maguire
Tobey Maguire deixou saudades após “O Homem-Aranha 3″. O ator até conseguiu certo destaque em 2011, com o trabalho em “Entre Irmãos”, mas o sucesso não foi grande coisa. Em “O Grande Gatsby”, ele mostra que ainda tem muito a oferecer a Hollywood. Tobey interpreta Nick Carraway, um aspirante a rico que busca ascensão social e tenta ganhar dinheiro com ações da bolsa de valores de Nova York.


Nick Carraway (Tobey Maguire) é fascinado pelo vizinho Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio)

6 – Trilha sonora surpreendente
Você entra na sala de cinema e obviamente espera assistir a um filme de época embalado por jazz. Só que não! Sim, rola um pouquinho de jazz, mas o que chama mesmo a atenção é a seleção de músicas contemporâneas. A trilha sonora de “O Grande Gatsby” tem um pouco de tudo: Florence and the Machine, Jay-Z, will.i.am, Fergie e Beyoncé.
Destaque para a música “Young and Beautiful”, da Lana Del Rey, que foi gravada especialmente para o filme e já entrou no topo do ranking da Billboard.


Cidadãos dos anos 1920 dançam ao som de música eletrônica

7 – Ritmo de festa
Além de transformar um livro clássico em um filme de duas horas, os roteiristas de “O Grande Gatsby” tiveram que quebrar a cabeça para conseguir imprimir velocidade à narrativa. Provavelmente os fãs de Fitzgerald curtiriam uma adaptação mais lenta e fidedigna, mas o público em geral é mais propenso a gostar de filmes com roteiro conciso e ritmo intenso.
Resultado: várias cenas de dança e corridas de carros fazem contraposição a cenas melodramáticas e de ambientação. Se você imagina os anos 1920 como
tediosos e monótonos, pode se surpreender.


Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio) passeia de carro com Nick Carraway (Tobey Maguire)

8 – Bom currículo do diretor
O filme é dirigido pelo renomado Baz Luhrmann, famoso por Romeo + Juliet (1996) e Moulin Rouge (2001). O público com certeza vai notar algumas
semelhanças entre “O Grande Gatsby” e as obras anteriores de Luhrmann, como a afeição exagerada ao luxo. Quem já visitou o Moulin Rouge em Paris sabe
que o cabaré não é tão glamuroso como o do filme ;)


Baz Luhrmann é um cineasta australiano de 50 anos de idade

9 – Menos drama e mais comédia
O Grande Gatsby é um drama. Mas isso não significa que você sairá chorando da sala de cinema. Na verdade, o filme tem várias cenas cômicas. Nick Carraway (Tobey Maguire), por exemplo, é um sujeito muito simples e desajeitado. Imagine alguém assim no meio de pessoas ricas e poderosas? Jay Gatsby também arranca gargalhadas da plateia, tanto pelo seu jeito excêntrico de ser, quanto por sua dificuldade em conviver com outras pessoas.


Daisy Buchanan (Carey Mulligan) em uma das cenas cômicas de “O Grande Gatsby”

10 – Elenco de estrelas
Caso os motivos anteriores não tenham te convencido, você ainda pode dar uma chance ao filme por causa do casting. Além de Leonardo DiCaprio (Jay
Gatsby) e Tobey Maguire (Nick Carraway), fazem parte do elenco Carey Mulligan (Daisy Buchanan), Joel Edgerton (Tom Buchanan), Isla Fisher (Myrtle Wilson) e Jason Clarke (George Wilson).



Leonardo DiCaprio já recebeu 3 indicações ao Oscar. Carey Mulligan ganhou o prêmio Bafta de Melhor Atriz em 2009.
Se você leu até aqui, aproveite para assistir ao trailer de “O Grande Gatsby”:

Nenhum comentário:

Postar um comentário