domingo, 26 de maio de 2013

NEYMAR VAI TENTAR FAZER HISTÓRIA, COM MESSI E C&A NO BARÇA, MAS DEIXA UMA BELA HISTÓRIA NA VILA DE PELÉ.

"Maior pós-Pelé", Neymar se despede com gols, polêmicas e títulos














Após 228 jogos, com 138 gols marcados e seis títulos conquistados com a camisa alvinegra, o atacante Neymar anunciou sua transferência para o Barcelona e dá adeus à Vila Belmiro. Aquele que é considerado o principal jogador do clube alvinegro desde Pelé se despede do time que o revelou e encerra passagem vitoriosa marcada por gols, polêmicas e títulos.
Aos 21 anos de idade, o jogador se juntará ao esquadrão catalão formado pelos espanhóis Xavi e Iniesta e atuará ao lado do atacante argentino Lionel Messi, o melhor jogador do mundo na atualidade e algoz do Santos no Mundial de Clubes de 2011, quando aplicou 4 a 0 na decisão. Assim, Neymar se firma como o principal reforço do clube da Catalunha para a próxima temporada.
O Santos, por sua vez, fica órfão daquele que é considerado o maior nome no clube desde Pelé. Neymar se tornou o principal artilheiro do clube pós-Pelé, foi protagonista do único tri paulista e do tricampeonato da Libertadores, todos marcos únicos no time da Vila Belmiro desde a saída do ex-camisa 10. Assim, se encerra uma trajetória que, sem dúvidas, deixará saudades no torcedor alvinegro.
Estreia, gol e vice-campeonato paulista
Então com 17 anos, o ainda menino Neymar foi alçado ao time profissional do Santos no início de 2009. Estreou no dia 17 de março diante do Oeste, no Pacaembu. Tido como a maior promessa do clube desde Robinho, o futuro astro não decepcionou ao fazer seu primeiro gol uma semana depois, diante do Mogi Mirim, no mesmo estádio da capital paulista que seria palco de muitas glórias do atleta.
Jogador estreou em 2009 contra Oeste Foto: Lancepress!
Jogador estreou em 2009 contra Oeste
Foto: Lancepress!
Com atuações ainda tímidas, mas de qualidade, Neymar virou titular do Santos e levou a equipe às finais do Paulista, eliminando o Palmeiras - seu clube do coração na infância - com gol nas semifinais. Entretanto, parou na decisão diante do forte Corinthians, de Ronaldo, que venceu por 3 a 1 na Vila Belmiro, empatou por 1 a 1 no Pacaembu e foi campeão invicto. Mesmo assim, o jovem de 17 anos ainda estava começando a carreira.
Robinho, "Meninos da Vila" e títulos
A saída de Luxemburgo e chegadas do técnico Dorival Júnior e do atacante Robinho arrancaram de Neymar seu melhor futebol. Ao lado do ídolo, emprestado por seis meses, e também do amigo Paulo Henrique Ganso, o camisa 11 levou o Santos a praticar seu melhor futebol, que levou a geração a ser chamada de a nova safra dos "Meninos da Vila". Com um estilo de jogo ofensivo, o time alvinegro sobrou.
Ao lado de Ganso, Neymar faturou títulos Foto: Reuters
Ao lado de Ganso, Neymar faturou títulos
Foto: Reuters
O primeiro semestre de 2010 foi totalmente santista. O clube faturou com sobras o Campeonato Paulista, após vencer São Paulo e Santo André nas finais, com show de Neymar e Robinho, e também a Copa do Brasil. A dupla, alimentada por Ganso em sua melhor fase da carreira goleava os adversários sem parar, tanto no Estadual quanto no torneio nacional - os placares de 9 a 1 contra o Ituano e 10 a 0 contra a Naviraiense evidenciam o momento.
Copa, Seleção Brasileira e polêmicas
As apresentações fora de série de Neymar e Ganso protagonizaram pressão popular para convocação da dupla ao Mundial da África do Sul. Com o time montado e favorito ao titulo, o técnico Dunga ignorou os pedidos e deixou ambos de fora - viu a Seleção Brasileira sucumbir nas quartas de final, contra a Holanda. Dessa forma, Neymar ganhou sua primeira chance apenas em agosto, já com Mano Menezes no cargo.
Neymar se envolveu em polêmicas em 2010 Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Neymar se envolveu em polêmicas em 2010
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Com um gol na estreia na vitória por 2 a 0 contra os EUA, o camisa 11 estava cada vez melhor. Mas começou a sair dos eixos ao se envolver em seguidas polêmicas: fez chilique com o técnico Dorival Júnior após ser impedido de bater um pênalti, xingou árbitro no Twitter, arrumou confusão em campo contra o Ceará, foi acusado de deboche por rivais, entre outras coisas. A série de entreveros obrigou o Santos a colocar um profissional de "babá" na cola do craque, o que acabou funcionando.
Paulista, Libertadores e consagração
O ano de 2011 entrou e entrou para a história como o melhor do Santos desde a saída de Pelé. O clube voltou a se destacar no cenário internacional depois de 48 anos graças a atuações fenomenais de seu camisa 11, que virava cada vez mais ídolo. No Campeonato Paulista, por exemplo, Neymar se vingou do Corinthians ao marcar o gol do título do bi santista na Vila Belmiro, dando show nas finais.
Camisa 11 brilhou na campanha da Libertadores Foto: Terra
Camisa 11 brilhou na campanha da Libertadores
Foto: Terra
Suas atuações brilhantes se repetiram ao longo de toda a campanha da Copa Libertadores, principalmente após a chegada do técnico Muricy Ramalho. O atacante, sem o lesionado meia Paulo Henrique Ganso ao seu lado, carregou o Santos praticamente sozinho rumo ao tricampeonato continental, marcando gol nos principais duelos decisivos do mata-mata, incluindo a decisão contra o Peñarol. Era a consagração total do maior ídolo pós-Pelé na Vila.
Vice no Mundial e prêmio da Fifa
Já uma estrela internacional, Neymar passou a ser também o principal nome na Seleção Brasileira. Não foi o bastante para evitar o vexame na Copa América, com queda nas quartas de final diante do Paraguai. Mas o atacante seguia como unanimidade na Vila Belmiro e maior esperança para a conquista do tri mundial em dezembro de 2011, no Japão. E, no país asiático, o jogador começou bem, ao brilhar na semifinal diante do Kashiwa.
Atacante perdeu Mundial para o Barcelona Foto: Getty Images
Atacante perdeu Mundial para o Barcelona
Foto: Getty Images
A decisão, entretanto, não foi do jeito que o santista esperava. Considerado o time mais temido do mundo, o Barcelona de Messi humilhou o Santos de Neymar na decisão por 4 a 0, faturando o Mundial de Clubes e impedindo o terceiro título do clube praiano. O camisa 11, por sua vez, teve uma condecoração de consolação: faturou o prêmio Puskas de gol mais bonito do planeta em 2011 pela Fifa, por tento feito diante do Flamengo, pelo Brasileiro.
Tri, queda no centenário e último título
O revés para o Barcelona não abalou Neymar. O Santos montou um ambicioso projeto de marketing que, em 2011, ajudou a manter o atleta na Vila Belmiro, rejeitando proposta do Chelsea. Com vencimentos beirando os R$ 3 milhões mensais, o atleta assinou vínculo até junho de 2014 e entrou no ano do centenário santista como estrela. Em campo, também não decepcionou: levou o clube ao tricampeonato paulista.
Neymar levou o Santos ao tri em 2012 Foto: Terra
Neymar levou o Santos ao tri em 2012
Foto: Terra
Só que nem só de alegrias foi o ano do 100º aniversário santista. Neymar não foi capaz de levar o Santos ao tetra na Libertadores ao sofrer queda na semifinal diante, justamente, do arquirrival Corinthians, fato que, de certa forma, manchou o centenário alvinegro. No segundo semestre, o camisa 11 ainda arrebataria aquele que seria seu último troféu com a camisa santista: o da Recopa, ao vencer a Universidad de Chile.
Fim do sonho do tetra e adeus sem brilho
Nem o mais pessimista dos santistas imaginaria que 2013 seria o ano do adeus de Neymar. Com acordo até junho de 2014, o esperado era que o camisa 11 cumprisse o contrato, motivado por ganhar 100% de seu passe ao fim do vínculo. Deixando seu futuro nas mãos de seus representantes, o atacante continuou como estrela solitária do Santos e levou o clube, com um time inferior com relação aos demais anos, a nova decisão do Paulista.
No que foi o tira-teima diante do Corinthians, Neymar não conseguiu conquistar o inédito tetra estadual e sucumbiu após derrota no Pacaembu por 2 a 1 e empate por 1 a 1 na Vila Belmiro, naquele que foi por enquanto o penúltimo jogo do camisa 11 diante de sua torcida. Sem títulos, o jogador ainda deu adeus àquela que foi sua casa por anos em uma quarta-feira chuvosa, em empate sem gols - e sem brilho - contra o modesto Joinville, pela Copa do Brasil.
Neymar se despediu sem sonho do tetra paulista Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Neymar se despediu sem sonho do tetra paulista
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Somente 4.758 pessoas assistiram ao adeus da Vila do maior ídolo do Santos desde a aposentadoria de Pelé maior jogador de todos os tempos. O camisa 11 ainda deve fazer uma última partida com a camisa alvinegra no domingo, contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Nacional de Brasília. Mas ficará a sensação de que faltou uma despedida à altura da grandeza do que foi Neymar para a história do Santos. Deixará saudades nos santistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário