sábado, 25 de maio de 2013

A CAUSA DO INÍCIO DA GUERRA DOS TRINTA ANOS.

A Defenestração de Praga: quando a “solução” é atirar alguém pela janela









Em 1618, na cidade de Praga, então parte do Sacro Império Romano-Germânico, tudo caminhava para que o arquiduque Fernando de Estíria fosse o sucessor do trono, que tradicionalmente pertencia à dinastia Habsburgo. Sua eleição seria definida pelos votos de sete pessoas, dos quais ele precisava de quatro.
Desses sete eleitores, três eram católicos (que tradicionalmente apoiavam os Habsburgo) e outros três eram protestantes (que preferiam dar o poder a um imperador com a mesma religião), o que deixava nas mãos do rei da Boêmia, tradicionalmente católico, a decisão final.
Acontece que na Boêmia, embora os governantes fossem católicos, a população era, em sua maioria, calvinista. Quando a discussão sobre o voto do país começava a “esquentar”, um evento mudou o curso da disputa pelo trono: no dia 23 de maio, os boêmios simplesmente defenestraram os representantes dos Habsburgo que negociavam com eles. Há relatos de que os Habsburgo foram defenestrados em cima de um monte de esterco. E fim de papo.
A defenestração de Praga foi o estopim para a Guerra dos Trinta Anos, um conflito causado por rivalidades religiosas, comerciais, dinásticas e territoriais, entre diversos países europeus.


Defenestrar:  
 Verbo Transitivo. Atirar (algo ou alguém) pela janela ou de uma varanda.
É isso mesmo: existe um verbo que define o ato de jogar pessoas pela janela. O verbo vem de um radical comum da palavra janela, que em francês se diz fenêtre, em italiano finestra e em alemão fenster. Aliás, essa palavra não foi criada à toa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário