domingo, 17 de fevereiro de 2013

REGIÃO CENTRO SUL: VÁRIOS FEUDOS.

Há muito tempo venho pensando sobre nossa região, conhecida como Centro-Sul, está região formada por 13 ou mais municípios sendo que Camaquã se destaca por ser a trigésima sexta economia do estado, portanto é uma micro região com destaque na economia, mas acima de tudo com algumas peculiaridades do tipo possui um grande manancial de água doce e por outro lado tem um bom peso na produção de tabacos.

A Laguna dos Patos é uma das preciosidades desta região e nela desemboca muitos rios de porte pequeno e médio que são usados na irrigação do arroz, mas que vem sendo contaminados e exauridos por todo tipo de atitude anti ecológica, pois é sistematicamente envenenados pelo uso de agrotóxicos do tabaco e do arroz e outras culturas de menor expressão que aventureiramente são cultivada como recentemente a soja.

Na verdade a região centro sul apesar de possuir riquezas naturais abundantes , apesar de ser uma zona agrícola  com solos muito férteis e que é rasgada de ponta a ponta pela BR 116 que leva a Rio Grande um dos maiores portos de carga e descargas da América Latina, a região Centro Sul está abandonada e muito mal administrada por Prefeitos sem noção de desenvolvimento e planejamento regional.

Vamos apontar alguns detalhes interessante desta micro região Gaúcha  esquecida e muito desprezada, vamos começar pela questão energética , os pequenos municípios como C.G.do Sul sofrem com a falta de suporte e de energia, pois qualquer empresa que quiser se instalar com certeza não terá energia para tocar sua produção e não é só C.G.S, Barão do Triunfo , Sentinela do Sul , Sertão Santana, Amaral Ferrador passam por problemas de logística em relação a energia.

Outra questão importante está relacionada ao Asfalto , pois a maioria dos município não tem o acesso asfáltico estão na pré história neste aspecto é impossível pensar que existem cidades sem ligação asfáltica,mas aqui na região Centro Sul vivemos nesta era primitiva.

Identidade da região é outro aspecto que chama atenção as pessoas costumam não defender está região, pois não temos políticos de peso oriundos daqui ou que defendam a região , pois os deputados que defendem a região são em sua maioria especuladores que querem tiram proveito eleitoreiro e garantir suas reeleição ,pois todos fazem votos aqui e ningém assume os reais problemas de nossa região.

Não temos sequer uma grande universidade localizada aqui, pois temos centenas de cursos caça niqueis que tiram proveito da deficiência regional  na educação universitária que não contribuem em pesquisas e investimentos para desenvolvimento regional.

Posso com certeza afirmar que a região centro sul vive como se fosse na idade medieval , vários feudos com seus senhores dominando todos os aspectos das cidades locais sem prestar contas para sociedade  e muito menos proporcionar o desenvolvimento regional pois estes feudos(municípios) vivem super isolados uns dos outros para que uma idéia não venha a contaminar .

Poderia citar inúmeros aspectos negativos que indicam o atraso regional, mas quero salientar que o IDH de alguns município são muito baixo e o índice  de violência é altíssimo comparado a outras regiões do estado, a mortalidade infantil e o trabalho escravo é realmente preocupante em nossa região.

Um comentário:

  1. Prof.gostaria de saber se o sr poderia me dar uma resposta.quais as regiões da sociedade feldau.Se puder lhe agradeço.

    ResponderExcluir