sábado, 9 de fevereiro de 2013

DAVID COIMBRA E SEU EQUIVOCO SOCIOLÓGICO.

Lendo a coluna do David Coimbra de ZH, fiquei decepcionado com a analise do mesmo sobre um assunto que o colunista deveria ser PHD; comportamento de brasileiro e britânicos. O titulo de sua coluna :Uma cena clássica em Londres ; na sua coluna ele descreve a perda de uma carteira por alguém no metrô de Londres, até ai tudo bem , nada demais o colunista descreve o fato e a atitude dos londrinos em relação ao ocorrido

 Minha crítica a este colunista que considero-o uma referência ótima e precoce em crônicas das mais variadas, portanto não seria uma implicação minha a ele, mas uma observação ,a sua conclusão precipitada em relação ao povo inglês, em comparação com os brasileiros, por isso vou pontuar suas explicações do porquê os londrinos ficaram indiferente a carteira perdida, sem mexe-la ou apossar da mesma.  

O David Coimbra escreveu que" os ingleses ao contrário dos brasileiros têm o hábito de não se meter na vida dos outros", é um grande equivoco do colunista, pois os tabloids mais sensacionalistas do mundo estão na Inglaterra, mas há um diferencial lá não existe monopólio tão explicito da mídia e quando os jornais se metem demais na vida das pessoas acabam pagando multas milionárias ou fechando como ocorreu a pouco tempo com o jornal  britânico "‘News of the World’"após ser acusado de grampear autoridades e celebridades.

Outra pérola do colunista David coimbra , "...que os ingleses respeitam a privacidade alheia , não invadem o espaço de outro sem convite...respeitam os direitos da coletividade..." , pois novamente o colunista de ZH está totalmente errado, vamos falar das Ilhas Malvinas , uma colônia inglesa situada praticamente dentro da Argentina, pois deixamos as Malvinas e falamos do imperialismo da era Vitoriana e que se estendeu até após a segunda guerra mundial, Chinese e Indianos foram vítima direta da interferência inglesa , pois tentaram mudar até hábitos milenares destes povos .

Por último o colunista diz que o brasileiro é individualista e portanto egoísta , não é verdade , os brasileiros são coletivistas, gostam de aglomerações e interagem com elas, sacrificam a própria vida para ajudar o próximo como ocorreu na tragédia de Santa Maria, os brasileiros talvez estejam anestesiados e conformados pelas mentiras que nossa mídia falcatrua prega aos quatro ventos, os brasileiros não gostam do neoliberalismo inglês, os brasileiros jamais deixam de ser solidário com alguém perdido ou que perdeu tudo, os brasileiros não são xenófobos que nem os ingleses, veja o caso de "Jean Charles morto pela polícia inglesa no metrô", poderia pontuar milhares de qualidades do povo brasileiro e apontar outro tanto de defeito dos ingleses.

Não concordo com quase nada que o colunista David Coimbra escreveu em sua coluna do dia 08/02/2013 em ZH, mas por outro lado sei que este mesmo colunista escreve crônicas muito relevante , mas nesta coluna especifica foi infeliz na sua analise sociológica destes dois povos tão distintos.



3 comentários:

  1. Meu caro professor... isso é conversa de bar.O David analisou o fato sob sua (dele) ótica e o Sr. fez o mesmo. Não houve embasamento científico em nenhuma posição.Há razões e desrazões em ambos.

    ResponderExcluir
  2. Excelente!
    Os textos desse David Coimbra são péssimos!
    Olha que porcaria que eu acabei de ler: "A professora (de datilografia) era uma freira de uns 125 anos de idade."

    ResponderExcluir
  3. Meu interesse pela sua análise foi diminuindo em razão dos erros de português e redação. Por favor, mais atenção aos detalhes (nem tão pequenos assim), antes de criticar os outros.

    ResponderExcluir