sábado, 16 de fevereiro de 2013

A POLÊMICA DA LIBERAÇÃO DA MACONHA NO URUGUAI


Agência Brasil

- Na batalha em prol da legalização da maconha, o governo do Uruguai quer agora lançar uma campanha que vai alertar sobre os riscos do consumo da droga. Um dos detalhes é a advertência de que fumar maconha causa o mesmo mal aos pulmões quanto fumar tabaco. De acordo com o secretário-geral da Junta Nacional de Drogas, Julio Calzada, o consumo oral ou inalado seria uma alternativa para evitar tais problemas.

"Este é um trabalho que todo o governo deve fazer, dar aos cidadãos a percepção adequada dos riscos que apresenta o uso de determinadas substâncias. Trabalhamos para um uso responsável do álcool, por exemplo, para minimizar os danos que ele causa; e com a maconha será mesma coisa", disse Calzada, citado pela agência de notícias EFE.
De acordo com o secretário, o Estado "não recomenda que se consumam substâncias que causem danos à saúde, mas informa sobre os métodos menos prejudiciais", complementou.

Discussão

Desde o ano passado o Uruguai debate o projeto do Executivo para a legalização da Maconha. O país sul-americano quer adotar um modelo em que o o Estado seria o único responsável pela produção e venda. O objetivo maior é acabar com o narcotráfico. Após realizar pesquisas com a poupulação e perceper o nível de rejeição à proposta, o presidente José Mujica pediu uma pausa no trâmite da matéria no Congresso.
A campanha de saúde que será praticada pelo governo é entendida também como forma de convencimento da população e redução da rejeição pública ao projeto.

A autoridade máxima de justiça do país, o presidente da Suprema Corte de Justiça (SCJ), Jorge Ruibal, já tinha manifestado apoio ao plano de Mujica. Para ele, o Estado deveria dar maconha grátis aos viciados e ter como moeda de troca que eles se inscrevam em programas de sáude para serem tratados, e também para que não procurem a droga no mercado negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário