segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

"O JOGO DO CAOS" A VISÃO DOS ALEMÃES SOBRE A ARENA.



Alemães criticam Arena do Grêmio e citam "fãs violentos" após amistoso

10 de Dezembro de 2012  18h43  atualizado às 19h15

Imprensa citou chuveiros quebrados e problemas com escolta após derrota do Hamburgo em amistoso no Brasil Foto: EFE
Imprensa citou chuveiros quebrados e problemas com escolta após derrota do Hamburgo em amistoso no Brasil
Foto: EFE

imprensa da Alemanha fez severas críticas nesta segunda-feira à atmosfera da Arena do Grêmio, dois dias após o Hamburgo enfrentar o time gaúcho em amistoso e perder por 2 a 1. De acordo com publicações germânicas, o time visitante sofreu com o estado do gramado ruim, mas também com chuveiros quebrados e problemas de policiamento. Parte dos jornalistas descreveu o evento do final de semana como “caótico”.
Segundo o jornal Bild, os 60 mil torcedores presentes deram um espetáculo com cantos, homenagens e fogos de artifício, que empolgaram até mesmo o elenco do Hamburgo. No entanto, a areia nas laterais do campo e o gramado recém-plantado decepcionaram os alemães. Segundo o zagueiro Dennis Diekmeier, “jogar futebol era quase impossível”. “Eu pedi para o árbitro parar (o jogo)”, disse Diekmeier.
Ainda durante o primeiro tempo, parte dos torcedores iniciou uma briga, que assustou também o diretor esportivo do time alemão, Frank Arnesen. Terminada a partida, os jogadores foram para o chuveiro – e, segundo o meio-campista Tolgay Arslan, foram poucas as gotas para os banhos. Por fim, o ônibus dos hamburgueses precisou esperar por 35 minutos para que a Polícia Militar aceitasse fazer a escolta até o Aeroporto Salgado Filho.
A versão digital do periódico chama o amistoso de “partida do caos”, e lançou mão de uma crítica recorrente no Brasil: “o país está a um ano e meio da Copa do Mundo...”. A expressão foi semelhante à do jornal Hamburger Morgenpost, de Hamburgo, que citou “gramado ruim, chuveiros quebrados e tumultos de fãs violentos” no jogo de sábado.
“O gramado do novo estádio de Porto Alegre é como o de uma fazenda”, descreve a publicação hamburguesa, na legenda de uma foto do campo da Arena do Grêmio. “O gramado era um campo de batatas e tornou a vida difícil para ambas as equipes”, completou.
Ainda segundo o jornal, os chuveiros do vestiário visitante não funcionaram. O jornal lembrou o problema com o ônibus do Hamburgo, e tentou reproduzir a justificativa apresentada: apenas uma escolta estava disponível, e o veículo acabou preterido. Assim, o capitão Heiko Westermann se irritou e gritou para que o time fosse embora logo.
Já no jornal Hamburger Abendblatt, a partida é resumida em palavras-chave. “Hamburgo no Brasil: futebol, agressões e laterais”, diz a publicação, que descreve o amistoso como “uma verdadeira aventura” e relembra as “brigas nas arquibancadas”

Nenhum comentário:

Postar um comentário